Martagão Gesteira inaugura Espaço do Voluntário em sua sede

Na última quarta-feira (31), homenageamos nossos mais de 400 voluntários com a inauguração de um espaço dedicado a eles, em nossa sede, no Tororó. A data foi escolhida por ser o dia em que se comemora mundialmente o Dia da Solidariedade. O evento de inauguração contou com a participação de voluntários, colaboradores e conselheiros da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil, que aproveitaram para conhecer o Espaço do Voluntário.

Evento reuniu voluntários, colaboradores e membros do conselho da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil

O local foi construído com recursos oriundos das vendas do bazar da unidade e servirá como ponto de apoio para reuniões, planejamento de ações lúdicas para pacientes e outras atividades que contam com o apoio de pessoas que doam tempo em prol da instituição.

O voluntariado da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil existe desde a fundação da instituição e teve como um dos primeiros voluntários o Dr. Álvaro Bahia, o idealizador do Martagão que, preocupado com os altos índices de mortalidade infantil da época, construiu um lugar que fosse especializado no atendimento a crianças de todo o Estado da Bahia. As atividades desenvolvidas pelo voluntariado têm papel fundamental no desenvolvimento de trabalhos internos e nas grandes campanhas realizadas.

O Espaço do Voluntário foi construído com recursos oriundos das vendas do Bazar

Segundo Emanuel Melo, presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão Gesteira, “É difícil imaginar a rotina do Martagão sem a força dos voluntários. É essa gente que diariamente faz essa obra superar seus obstáculos e vencer suas barreiras. São pessoas iluminadas que ao longo das suas existências aprenderam a sentir o prazer que o bem provoca. Que valorizam o seu tempo e sua existência. Aqui elas encontram um ambiente onde podem simplesmente fazer o bem”.

Atualmente, do total de voluntários ativos, 182 participam semanalmente das atividades da instituição, distribuídas em 18 áreas como brinquedoteca, Cine Martaguinho, ouvidoria, arquivo e bioimagem.

Voluntários foram homenageados na inauguração do espaço

A arquiteta Carolina Pedreira dedica pelo menos três horas por semana a ações recreativas no Martagão, como contação de histórias nos leitos, brincadeiras e festas de aniversário. Ela faz parte de um grupo de 20 amigas que participam ativamente da rotina da instituição, realizando também campanhas de doação de itens de higiene a presentes em datas como Dia das Crianças e Natal. “Fomos nós quem criamos o Bazar. É uma realização vê-lo dar frutos. Ir ao Martagão toda semana faz mais bem à gente do que a gente a eles. Lava a alma”, conta a líder de voluntários.