Residência do Martagão vence VI Prêmio Professor Nelson Barros, da Sobape

Nesta terça-feira (26), pelo segundo ano consecutivo, a Residência em Pediatria do Hospital Martagão Gesteira foi laureada com o VI Prêmio Professor Nelson Barros, da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). O trabalho “Custos do Tratamento da Hidrocefalia Infantil em um Hospital Pediátrico Terciário”, do residente egresso Luan Guanais Soriano (turma 2016-2018) levou o primeiro lugar na categoria Residentes. Na quinta edição do prêmio, Jáder Pereira Almeida, outro ex-residente do hospital, venceu a mesma categoria. 

 

A premiação aconteceu juntamente com a celebração dos 30 anos da Sobape e a posse da nova diretoria da entidade (2019 -2022), que tem como presidente a Dra. Dolores Fernandez. Dr. Carlos Emanuel Melo, Diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia, entidade mantenedora do Martagão Gesteira, fez parte da composição da mesa. O Prêmio Professor Nelson Barros foi criado em 2013 em homenagem à memória do fundador e primeiro presidente da Sobape, o professor emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pediatra Nelson Barros, que faleceu em março de 2015.

Residência
O Martagão Gesteira possui dois programas de residência: Residência Médica e Residência Multiprofissional. A Residência Médica do Hospital Martagão Gesteira foi criada em 2010 e atualmente possui mais de 40 profissionais em seu corpo de preceptoria, oferecendo aos residentes suporte teórico-prático e assistência integral durante o seu período de especialização. O programa envolve a atenção integral da criança nas seguintes especialidades: Pediatria Geral, Medicina Intensiva Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Oncologia Pediátrica e Fellow em Ortopedia Pediátrica.