Revista londrina publica artigo de médicos do Martagão Gesteira

A reconhecida revista londrina Rheumatol Orthop Med (ROM) publicou um artigo de autoria de médicos e residentes do Hospital Martagão Gesteira. Os ortopedistas Fernando Garcia e Fábio Matos são preceptores do programa de residência médica do Martagão Gesteira e, junto com os residentes Lucas Garcia e Lucas de Jesus e as estudantes Magda Pinheiro (FTC) e Fernanda Garcia (UCES – Buenos Aires), elaboraram o artigo, divulgado nesta segunda-feira (07), sobre o tratamento, em crianças e adolescentes, de hallux valgus, popularmente conhecido como joanete, através da técnica de chevron, uma intervenção cirúrgica pouca invasiva e de rápida recuperação para o paciente. Acesse o artigo clicando aqui.

Segundo Dr. Fernando Garcia, as publicações científicas divulgam a boa prática médica, fomentam a realização de pesquisas e chamam a atenção para patologias importantes: “estamos divulgando uma técnica já utilizada, mas esta é uma patologia pouco frequente de acontecer, principalmente em criança, com indicação cirúrgica. Isso muitas vezes passa despercebido pelos pais e até por alguns pediatras. As publicações servem de alerta”.

Ainda serão publicados outros quatro artigos sobre temas relevantes para a saúde e o bem-estar das crianças, referentes a casos vivenciados no ambulatório do Martagão Gesteira no dia-a-dia. Todos eles registrados cientificamente na Plataforma Brasil sob o acompanhamento da Comissão de Ética e Pesquisa do curso de Medicina da Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC) e do Martagão Gesteira, através do Núcleo de Pesquisa Científica da unidade hospitalar em convênio com o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Prof. Dr. Gildásio Daltro.

As marcações de consultas no Martagão Gesteira podem ser feitas pelo telefone: (71) 3041-3800.