Com pesquisa inédita, residente egresso do Martagão vence Prêmio Professor Nelson Barros

O ex-aluno da Residência em Pediatria do Hospital Martagão Gesteira (HMG), Jáder Pereira Almeida, venceu a V Edição do Prêmio Professor Nelson Barros, da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). O primeiro lugar na categoria residentes é resultado da pesquisa desenvolvida pelo pediatra em seu Trabalho de Conclusão de Curso.

“Hoje, pesquisa é um ingrediente fundamental na formação de qualquer profissional. No Hospital Martagão Gesteira, durante minha residência médica em Pediatria, tive a oportunidade de conhecer profissionais e ter envolvimento com o tema do trabalho”, diz Dr. Jáder.

 

Jáder Pereira Almeirda apresentando o trabalho no Congresso Brasileiro de Pediatria

Em sua pesquisa, o baiano de Ipirá comparou o score de mortalidade em UTI com a lesão renal aguda no trabalho intitulado Association of Pediatric Risk, Injury, Failure, Loss And End Stage Renal Disease Score With Mortality In a Pediatric Intensive Care Unit: A Retrospective Study.

Dr. Cefas Oliveira, coordenador da Residência Médica do Martagão Gesteira, destaca o programa do HMG como um ambiente muito rico para a prática médica, devido à variedade de casos, desde a pediatria geral a especialidades pediátricas. “O prêmio vem valorizar o trabalho do médico residente. Dr. Jáder se destacou na turma formada em março de 2018, com um estudo inédito, complexo, com análise embasada em dados e estatísticas”, avalia.

A Residência Médica do Hospital Martagão Gesteira foi criada em 2010 e atualmente possui mais de 40 profissionais em seu corpo de preceptoria, oferecendo aos residentes suporte teórico-prático e assistência integral durante o seu período de especialização. O programa envolvem a atenção integral da criança nas seguintes especialidades: Pediatria Geral, Medicina Intensiva Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Oncologia Pediátrica e Fellow em Ortopedia Pediátrica.

“A Residência Médica em Pediatria do HMG se destaca em Salvador e notamos, cada vez mais, uma procura maior. Essa premiação vem qualificar o Martagão e nos colocar em destaque na área”, chama a atenção Dr. Cefas.

Com a bagagem que adquiriu no HMG, Jáder Pereira Almeida foi aprovado na Residência em Terapia Intensiva Pediátrica, no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR). A cerimônia de entrega do Prêmio Professor Nelson Barros acontece no dia 24 de abril, às 19h30, no auditório do Edifício Millenium Empresarial, na Avenida Magalhães Neto, onde fica a sede da Sobape.