Referência na Bahia, Hospital Martagão Gesteira comemora 53 anos

Uma data para comemorar! Gestores, colaboradores, parceiros e pacientes se reuniram nesta sexta-feira (16), numa missa em ação de graças, para celebrar os 53 anos de fundação do Hospital Martagão Gesteira (HMG). Referência em atendimento pediátrico e tratamentos de alta complexidade na Bahia, por mais de meio século o hospital passou por diversas transformações e, atualmente, atende 22 especialidades médicas, conta com aproximadamente 220 leitos e realiza cerca de 250 mil atendimentos ambulatoriais por ano, além de contar com programas de ensino e pesquisa reconhecidos.

A presidente de honra da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), Rosina Bahia, que participou das comemorações, destacou a importância do atendimento exclusivamente pediátrico para a comunidade. Também ressaltou o crescimento do hospital nos últimos anos, com expansão da qualidade dos serviços oferecidos, além da modernização da gestão, focada na alta complexidade clínica. “Esse é um momento de muita emoção, que muito nos honra e nos orgulha. Todos que por aqui passaram fizeram a história do nosso hospital e merecem esse reconhecimento. Nosso pessoal é o nosso maior patrimônio”, avaliou.

Idealizado pelo médico e professor Álvaro Pontes Bahia, o Martagão Gesteira nasceu com a proposta de reduzir os altos índices de mortalidade infantil através da defesa da vida das crianças carentes. A ideia dele sobre a criação de um hospital pediátrico tinha o intuito de complementar e ampliar a assistência ambulatorial que já era oferecida pela Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil, que mais tarde passou a se chamar Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil.

 

 

Além dos colaboradores da instituição, participaram da solenidade o presidente da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), Carlos Emanuel Rocha de Melo; a diretora-geral do HMG, Érica Oliveira; a diretora técnica, Milena Pessoa; e a diretora de Serviços, Cláudia Cruz.

História – A história do HMG teve início em 1946, quando foi lançada a sua pedra fundamental. Em 31 de março de 1950, começou a ser construído o Hospital das Crianças, cujo nome Martagão Gesteira foi dado em homenagem a um dos médicos mais importantes na história da pediatria no Brasil, amigo e mentor do doutor Álvaro Bahia. Em 1964, o hospital ficou pronto, ano em que seu idealizador adoeceu, vindo a falecer meses depois. Somente em 1965, o Hospital Martagão Gesteira foi inaugurado, devidamente equipado e com a sua equipe médica formada.

Em 1966, inaugurou-se a unidade de internação. Era o único hospital pediátrico do norte e nordeste do Brasil. Localizado no bairro do Tororó, o HMG conta com uma estrutura de cerca de 220 leitos e atende 22 especialidades médicas com referência para tratamentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cardiologia e oncologia. Em novembro de 2016 abriu uma nova unidade: o Hospital Dia, localizado no bairro de Roma, onde são realizadas cirurgias de pequeno e médio porte.

Informações de como ajudar o Martagão podem ser obtidas pelo e-mail captacao@martagaogesteira.com.br ou no telefone (71) 3032-3808.