Proadi-SUS: equipe do Hcor avalia cirurgia cardíaca pediátrica do Martagão

O Hospital Martagão Gesteira recebeu, na última sexta-feira (7), uma equipe do Hospital do Coração (HCor), referência em cardiologia no país. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, no projeto intitulado Diagnóstico Situacional dos Serviços de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Habilitados no Sistema Único de Saúde no Território Nacional.

A fim de traçar um panorama da cirurgia cardíaca pediátrica em todo o país, desde abril o Hcor está visitando centros que realizam o serviço pelo SUS. Referência em cardiopediatria na Bahia, o Hospital Martagão Gesteira não poderia ficar de fora. No Martagão, a equipe conheceu setores como Centro Cirúrgico, UTI, Enfermaria, Qualidade, entre outros, e se reuniu com a equipe multidisciplinar que dá assistência aos cardiopatas.

“Recebemos um feedback muito positivo sobre o serviço que estamos desenvolvendo e que só faz crescer, tanto em números quanto na complexidade dos procedimentos”, destaca Dra. Mila Alves Simões, coordenadora do Serviço de Cardiopediatria do Hospital Martagão Gesteira. Em 2018, foram realizados 176 cirurgias cardíacas, mais de 1600 consultas com cardiopediatras e mais de 4500 ecocardiogramas.

Atualmente, o Martagão também participa de outro Proadi-SUS, com foco no desenvolvimento/aperfeiçoamento do plano estratégico. Saiba mais.