Lanche saudável: pacientes do Martagão participam de Piquenique no Dique do Tororó

Dando continuidade à programação do Mês da Criança, um grupo de pacientes de diversas unidades do Hospital Martagão Gesteira (HMG) participou de um piquenique, no Dique do Tororó, nesta sexta-feira, 19. A ação foi idealizada pela equipe de Nutrição, com o intuito de promover um passeio divertido para crianças que estão hospitalizadas.

“A ideia era associar nossa missão, que é promover a saúde por meio da alimentação, a um momento lúdico, envolvendo pacientes e seus acompanhantes”, destaca Aline Ramalho, Coordenadora do Serviço de Nutrição do HMG e membro da Comissão de Humanização.

Com ajudas de estagiárias da Nutrição, os pacientes viraram mini chefs e finalizaram sanduíches de atum com cenoura, espetinhos de frutas e aprenderam sobre lanches saudáveis, com brincadeiras que testaram sentidos como paladar, olfato e tato.

“Momentos como esse são muito importantes, não apenas para que as crianças e seus acompanhantes saiam do contexto de hospitalização, mas também vejam como lanches saudáveis e naturais podem compor o esquema alimentar deles, em detrimento dos lanches de pacote e  industrializados”, acrescenta Aline.

Danilo, de 14 anos, foi um dos que adorou a experiência. “Estou hospitalizado há 2 meses, sendo 27 dias no Martagão. Foi muito legal sair do hospital e ainda conhecer um pouquinho de Salvador”, disse o menino, natural de Vitória da Conquista.

Agradecemos a solidariedade dos parceiros que doaram os itens necessários para realizar esse lanche diferente: a Unijorge e o Super Tem Tem – Lanchonete, Padaria e Mercado.

Confira outros destaques da programação do Mês da Criança do Martagão Gesteira.