Dia Mundial da Nutrição: saiba tudo sobre a microbiota intestinal

No próximo domingo, 31 de março, é celebrado o Dia Mundial da Nutrição. Aproveitando a data, o Serviço de Nutrição do Martagão chama a atenção para uma questão muito importante na infância: ter a microbiota intestinal saudável. Esse é o nome científico para o que conhecemos popularmente como flora intestinal, o grupo de bactérias que residem no intestino.

Um intestino saudável possui uma maior colonização de bactérias benéficas que auxiliam em vários processos como a digestão e absorção de nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico e efeito protetor, impedindo o desenvolvimento e colonização de bactérias patógenas (maléficas).

Jeová, paciente do Martagão, participou do piquenique no Mês da Criança

“A microbiota é muito influenciada pelo nosso estilo de vida, nível de estresse, o uso regular de medicações, como os antibióticos e pelos alimentos que consumimos”, destaca Maria Cecília Reis, nutricionista do Ambulatório de Nutrição do Martagão Gesteira.

Na infância, um dos fatores determinantes para o desequilíbrio da microbiota intestinal é a alimentação inadequada das crianças, devido ao alto consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados e grande consumo de açúcar. “Isso acarreta consequências para os pequenos, como desconfortos intestinais, flatulência, constipação, até mesmo problemas mais graves como, alergias, doenças inflamatórias, imunológicas e excesso de peso”, conta a nutricionista Lívia Mangieri.

Confira algumas dicas das nutris para ter a microbiota saudável:

  • Dê preferência a uma alimentação variada e colorida
  • Beba água! A ingestão adequada de água auxilia no bom funcionamento do organismo e na saúde intestinal
  • Consuma mais frutas, legumes e verduras e não esqueça que as cascas comestíveis devem ser ingeridas
  • Reduza o consumo de açúcar, pois, este alimento contribui para o aumento de bactérias maléficas no organismo
  • Aumente a ingestão de alimentos fonte de fibras e ricos em prebióticos
  • Prefira cereais integrais
  • Tenha um sono regulado e pratique atividade física
  • Procure um nutricionista pediátrico para acompanhamento clínico

Maria Cecília e Lívia são profissionais do Serviço de Nutrição do Martagão Gesteira, indicado para crianças e adolescentes de baixo peso e obesos, além de pacientes de diversas patologias como doenças cardíacas (antes e depois de cirurgia), com seletividade ou alergia alimentar, intolerância à lactose, diabetes e pessoas vivendo com HIV.

As consultas no Martagão Gesteira são 100% gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos acontecem de terça a sexta-feira, pela manhã e pela tarde. O agendamento é feito exclusivamente de forma presencial, nos postos de saúde (Sistema Vida) ou no guichê de marcação de consultas do Martagão, no bairro do Tororó, em Salvador. Saiba como agendar.