Novos aparelhos de raio X vão realizar mais de 3 mil exames mensais no Martagão Gesteira

Inaugurados nesta segunda-feira (24), os dois novos aparelhos de raio X do Hospital Martagão Gesteira vão passar a realizar, ao todo, mais de 3 mil exames mensais. Um dos aparelhos é fruto de doação do Hospital Aristides Maltez, sendo que o segundo foi adquirido com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado Antônio Brito. O deputado e o superintendente da Liga Bahiana contra o Câncer, Humberto Luciano Souza, estiveram presentes na cerimônia, acompanhados por D. Rosina Bahia e Carlos Emanuel Melo, respectivamente, presidente de honra e presidente da diretoria executiva da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão Gesteira.

O ambulatório da unidade hospitalar também ganhou nova ambientação, colaborando para a prática da humanização.

A novidade são os novos exames de radiografia contrastada como radiografia de estômago, esôfago e duodeno (EREED), duodenografia, radiografia de intestino delgado, clister opaco, urografia excretora, uretocistografia miccional. Vai ser possível investigar a existência de ulcerações, tumores, estreitamentos, dilatações, obstruções, alterações na morfologia do aparelho digestivo e urinário, entre outros.

Estes exames serão realizados em crianças com idades entre 0 e 14 anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para Dra Luciana Sobral, diretora técnica, a disponibilização dos equipamentos vai também acelerar o processo de diagnóstico, beneficiando o tratamento dos pacientes: “Existe uma carência na Bahia de serviços que oferecem estes exames pelo SUS. Crianças portadoras principalmente de doenças dos aparelhos digestivo e urinário passam meses na fila aguardando, com esta inauguração iremos acelerar o diagnóstico e tratamento destas crianças”.