Martagão recebe doação de R$ 450 mil da RaiaDrogasil para equipamentos da Enfermaria de covid

Uma doação de R$ 450 mil, feita pela RaiaDrogasil, vai possibilitar a compra de equipamentos específicos para a Enfermaria de covid do Hospital Martagão Gesteira. O recurso foi doado no último 3 de novembro.

De acordo com a RaiaDrogasil, o valor é referente ao fundo Todo Cuidado Conta, criado pela empresa para o combate à covid-19 no interior do País. O Hospital Martagão Gesteira, que atende exclusivamente pelo SUS, conta atualmente com uma estrutura de 220 leitos e recebe mais de 80 mil pacientes por ano.

O recurso será direcionado para a compra de equipamentos como eletrocardiógrafo, aspiradores portáteis, cardioversor, além de bens duráveis para tratamento como suportes de soro, instrumentais para cirurgia, entre outros.

A diretora do Hospital Martagão Gesteira, Erica Oliveira, ressalta que doações como esta são muito importantes para o funcionamento da instituição filantrópica, referência em pediatria há 55 anos. “Até o serviço de saúde chegar à criança, o destino final de tudo que fazemos, há todo um processo para garantir que nossos pacientes tenham acesso a tratamentos de qualidade. No entanto, nada disso é feito individualmente. O Martagão é uma soma de esforços e diferentes setores da sociedade nos ajudam a manter e expandir nossa estrutura”, frisa.

Recentemente, o hospital passou a realizar também transplantes de medula óssea em crianças. O procedimento não era feito no estado em pacientes abaixo dos 14 anos. Com a inclusão do novo serviço, eles não precisam ter que se deslocarem para outros estados e ficarem, por meses, longe de familiares e do convívio social.

“O papel das farmácias na cadeia de saúde é essencial e se torna ainda mais fundamental nesse momento que estamos passando principalmente por ser a porta de entrada dos primeiros cuidados básicos. Além de auxiliar a cidade de Salvador e região no combate ao coronavírus, o fundo Todo Cuidado Conta também deixará um legado de saúde pós-pandemia, reforçando nossa missão de provedor de saúde local, tornando o cuidado primário mais acessível e disponível”, destaca Marcilio Pousada, presidente da RaiaDrogasil.