Martagão é o primeiro Hospital do Nordeste a receber o Projeto Viva a Cultura

Esta semana, a arte pulsa no Martagão Gesteira. É que o Hospital foi escolhido para receber as primeiras ações no Nordeste do Projeto Viva a Cultura, patrocinado pelo laboratório farmacêutico AstraZeneca. De 30 de julho a 3 de agosto, pacientes, acompanhantes e equipes assistenciais de diversas unidades participarão de oficinas de arte, receberão intervenções musicais no leito e assistirão a teatro musical.

Já no primeiro dia, as ações emocionaram pais e animaram as crianças da Enfermaria Pediátrica B. Os músicos do Instituto Dançar passaram nos 40 leitos da unidade, distribuindo carinho e atenção.

Juliano, de 2 anos, ficou encantado com a música do projeto Viva a Cultura

Se o pequeno dormia, a canção era de ninar para embalar os sonhos, mas se estava acordado, era presenteado com histórias, cheias de músicas e personagens. Esse foi o caso de Juliano, de 2 anos. O menino tem paralisia cerebral e, pela primeira vez, ficou internado. “É uma criança agitada, difícil de ficar parada. Adorou pintar, dançar…. E eu amei ver que ele se distraiu em dois momentos, pela manhã e pela tarde”, contou Junília Santos, mãe do garoto.

As crianças também receberam um kit de materiais escolares, como tela e tinta guache, giz de cera, canetinha, estojo, lápis de pintura, pincel, massa de modelar, um caderno de desenho e um livro para colorir. Desde 2007, o Viva a Cultura,com apoio da Lei Rouanet, leva arte para hospitais que cuidam de crianças com câncer e doenças crônicas.  Cerca de 12 mil crianças e familiares já participaram da iniciativa, em 45 etapas. Nove cidades diferentes e 18 hospitais receberam mais de 275 oficinas, 8.500 mil kits e mais de 45 apresentações teatrais.

Na programação: visita musical nos leitos