Martagão destina enfermaria e UTI exclusivamente para tratar Covid-19

Para tratar crianças com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e ajudar no combate à pandemia, o Hospital Martagão Gesteira, unidade da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, destinou uma enfermaria e uma UTI exclusivamente para este fim.

A medida visa tratar com segurança as crianças que estiverem sob suspeita e aquelas cujo diagnostico for confirmado. “Com a destinação de uma enfermaria e UTI específicas, conseguimos fazer a restrição de profissionais que vão atuar com esses casos, reduzindo o número de profissionais da equipe expostos a Covid-19. Isto nos dá uma maior segurança e proteção para os colaboradores e os demais pacientes da unidade”, afirmou o diretor médico do Martagão, Risvaldo Varjão.

No combate à pandemia, o hospital recebeu mais um apoio. A Prefeitura de Salvador anunciou, no último 21 de abril, que contratou 10 leitos do Martagão para pacientes com coronavírus.

“O Martagão, como sempre ocorreu na sua história, atende ao chamado da Saúde Pública, nesse esforço para garantir acesso à saúde para crianças da Bahia. Estaremos sempre colaborando dentro da nossa missão, ainda mais num momento como este de pandemia. É um grandioso esforço o que a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado têm feito e continuam fazendo para combater a disseminação do coronavírus”, ressaltou o presidente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo.

No combate à pandemia, os desafios são muitos. Somente com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, luvas e aventais, o custo mensal aumentou de cerca de R$ 30 mil para R$ 216 mil.

Para reduzir os custos, o Martagão lançou uma campanha para reforçar as doações financeiras. “É com a ajuda financeira da população que acredita no nosso trabalho que podemos continuar a cobrir o déficit mensal da nossa instituição e garantir o atendimento a crianças de todo o estado da Bahia”, acrescentou o presidente da Liga.

Com o mote “Quando falta você, falta tudo”, a campanha reforça que, com o apoio da sociedade, será possível superar essa fase e ressalta a necessidade de continuar doando para a instituição.

As doações podem ser feitas por meio de transferências bancárias nas contas disponibilizadas no site do hospital ou por meio da plataforma Kickante (kickante.com.br/martagao). Mais informações sobre as doações financeiras: (71) 3032-3773 ou www.martagaogesteira.org.br/doe-agora.