Marchadores pela Vida

Projeto: “Busca pela vida: Aquisição de medicamentos para tratamento de crianças e adolescentes com Leucemia Promielocítica Aguda (LPA)”

Resumo: O projeto visa aperfeiçoar o atendimento dos pacientes internados do Hospital Martagão Gesteira, através da aquisição de medicamentos com alto potencial de cura. Através do aporte financeiro, será possível comprar medicamentos com Arsênio para o tratamento de crianças e adolescentes com Leucemia Promielocítica Aguda (LPA), proporcionando, aos pacientes, tratamento avançado. Muitos deles, em situação de vulnerabilidade econômica. O Martagão é um dos representantes do Brasil no desenvolvimento do Protocolo latino-americano para o tratamento da doença. Geralmente, o Hospital recebe três casos por ano, acima das nossas expectativas. A ideia é chegar a uma maior taxa de cura, com a menor intensidade possível de tratamento. No caso de Alexsandro, um dos pacientes, a quimioterapia convencional levaria em torno de dois anos e meio e teria reações como imunossupressão, diminuição da taxa dos leucócitos, sangramentos e necessidade de plaquetas. Ele recebeu o tratamento de arsênico em setembro de 2018 e, agora, ele segue em remissão, sem nenhum sinal da doença.

Duração: 12 meses

Etapa atual: Em execução

Valor total: R$ 117.442,00

Forma de Financiamento: Edital Marchadores Pela Vida  – Convocatória para apresentação de projetos processo seletivo 2020

Principais atividades: Aquisição de medicamentos com arsênico para tratamento de crianças e adolescentes com Leucemia Promielocítica Aguda (LPA)

Equipe envolvida: Médicos especialistas em cancerologia pediátrica, enfermeiros especialistas em oncologia e demais profissionais da equipe multidisciplinar

Setor Responsável: Serviço de Oncologia