I Jornada de Pediatria: Martagão Gesteira em destaque no calendário científico baiano

Discutindo o tema “O Cuidado Interdisciplinar no Hospital Pediátrico”, o Hospital Martagão Gesteira (HMG) retorna ao calendário científico baiano com a sua I Jornada de Pediatria. No dia 5 de abril, o evento reuniu especialistas em pediatria para abordar questões de áreas como infectologia, pneumologia e cuidados paliativos.

“São temas atuais, presentes no nosso enfrentamento diário, com uma forte influência de experiência prática, e que vão enriquecer todos os profissionais envolvidos no evento, sejam eles da própria organização ou externos”, destaca Dr. Carlos Emanuel Rocha de Melo, Diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Martagão Gesteira. Confira fotos dos dois dias de evento.

Palestra de abertura: Dra. Dolores Fernandez (Sobape)

A Presidente da Sociedade Bahiana de Pediatria (Sobape), Dra. Dolores Fernandez, fez a palestra de abertura, abordando “Atenção integral à criança”. “Precisamos fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o SUS que é o Hospital Martagão Gesteira, com atendimento integral, humanizado, que recebe pessoas de toda a Bahia, com muito carinho”, disse a pediatra.

A programação continuou no sábado (6), tendo entre os convidados a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dra. Luciana Silva, discutindo o tema “O pediatra no mundo atual”. “Este evento demonstra o trabalho cuidadoso que o Hospital Martagão Gesteira presta às crianças do Estado da Bahia há 54 anos, sendo referência no atendimento às mais diversas especialidades pediátricas, tendo à frente respeitados profissionais” destacou a presidente da SBP.

“A Liga Álvaro Bahia e o Martagão Gesteira são pioneiros no tratamento de crianças no país. Quem quer estar à frente precisa estar levantando e debatendo questões científicas. A saúde em todo o mundo vem sofrendo rápidas mudanças e evoluções. Eventos como este são importantes para a equipe reavaliar e buscar inovação e novos caminhos para poder contribuir para a saúde”, salienta Antonio Novaes, Superintendente da Labcmi.

Calendário científico – A I Jornada de Pediatria Martagão Gesteira entra no calendário de eventos científicos do estado, como espaço de formação e atualização de profissionais em pediatria. “É mais um passo na consolidação de um dos principais objetivos dessa instituição, que é justamente criar todas as condições para a melhoria da assistência às crianças em nosso estado e nosso país”, acrescenta Dr. Carlos Emanuel Melo.

O evento tem patrocínio da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, por meio do Edital para seleção de projetos culturais, sociais, esportivos, científicos-acadêmicos e ambientais, e apoio do Ipemed e da Nestlé. “É muito importante para a Bahiagás estimular um evento científico como este, que contribui com a saúde da Bahia, e que tem a assinatura de um hospital da relevância do Martagão”, ressalta José Carlos Galindo, Gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bahiagás.

A I Jornada de Pediatria Hospital Martagão Gesteira reuniu profissionais e estudantes, de áreas como medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e nutrição. “A gama de assuntos do campo da Pediatria me atraiu muito. Salvador é muito carente nesse aspecto. Por isso não podia deixar passar a oportunidade”, conta a estudante de nutrição Jandeline Estrela.