Hospital Dia Martagão Gesteira completa três anos com mais de 17 mil crianças atendidas

O Hospital Dia Martagão Gesteira fica localizado no bairro de Roma

O Hospital Dia Martagão Gesteira, uma unidade da instituição filantrópica e que está localizada no bairro de Roma, completa, neste domingo, três anos de atuação com mais de 17 mil crianças atendidas e 9,3 mil cirurgias realizadas. Extensão do Martagão, a unidade é especializada em cirurgias pediátricas de pequeno e médio porte em crianças e adolescentes de 1 a 14 anos de toda a Bahia.

Inaugurado em 10 de novembro de 2016, o Hospital Dia realiza procedimentos cirúrgicos como hérnia umbilical, hérnia inguinal, postectomia (fimose), orquidopexia e hidrocele, entre outros. Na unidade médica, a criança chega pela manhã, acompanhada dos responsáveis, passa pela cirurgia e tem alta no mesmo dia.

A diretora médica do Martagão gesteira, Milena Pessoa, explica que o Hospital Dia funciona em um modelo de ‘day hospital’. “É um tipo de estrutura que funciona somente durante o dia, cujo objetivo é realizar cirurgias de menor complexidade. Ele vem desafogar o centro cirúrgico do hospital Martagão Gesteira, que, a cada ano, vem aumentando a complexidade das cirurgias que são feitas”, ressalta.

“Nesses três anos, o Hospital Dia tem cumprido a sua função estabelecida desde a sua criação que é a de reduzir o tempo de atendimento entre o agendamento e a realização de pequenas cirurgias do Martagão. Ele ajuda a dar vazão à fila de espera. Os pacientes são internados, passam por cirurgia e tem alta no mesmo dia”, ressalta a coordenadora do Hospital Dia, Milena Alves.

Os pacientes do Hospital Dia são agendados pela Central de Agendamento do Martagão Gesteira. “Em geral, as famílias ficam muito gratas por terem um retorno rápido entre a marcação e a realização da cirurgia. E ainda mais satisfeitas pela redução no tempo de internamento, o que promove a segurança do paciente, com menos risco de infecção hospitalar”, acrescenta Milena Alves.