Estudo sobre práticas adotadas para acolher profissionais do Martagão na pandemia recebe menção honrosa em encontro da Universidade Federal de Rondônia

Um estudo sobre as práticas adotadas pelo Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG) para acolher profissionais de saúde do Martagão durante a pandemia recebeu menção honrosa em encontro virtual realizado pela Universidade Federal de Rondônia. O trabalho ficou em terceiro lugar dos 77 apresentados no evento.

Unidade da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão), o IESG participou do “II Encontro de Saúde Coletiva”, no último 2 de outubro, onde apresentou dois trabalhos acadêmicos.

“Em momentos de muitas mudanças na forma de desenvolver assistência, repensarmos na prática de ensinar e acolher é de vital importância. Precisamos nos reinventar constantemente. Estes trabalhos foram construídos com muito carinho para nossos profissionais de saúde”, ressalta a diretora do IESG, Jandrice Carrasco.

Um deles, apresentado pelo analista administrativo Alexandre Silva, se chamou “Cuidando de quem cuida: acolhimento dos profissionais de saúde na fase de pandemia COVID-19”, cujos autores foram, além do próprio Alexandre, a diretora do IESG, Jandrice Carrasco, a diretora da Central de Serviços Compartilhados do Martagão, Claudia Cruz, a enfermeira Mariana Moitinho, a coordenadora de Ensino e Pesquisa, Djanira Alkmim, e a coordenadora da Residência Multiprofissional, Nildete Gomes.

Esse trabalho ficou entre os três melhores e recebeu o certificado de menção honrosa, pela qualidade do produto e pela apresentação. “O estudo abordou a ação que foi pensada em promover o momento de autoconhecimento, relaxamento, conexão entre o eu interior e o propósito de vida de cada um. A ideia era trazer reflexões que fomentassem um olhar para dentro e potencializar a ação e performance profissional de cada um”, explica Silva.

O segundo foi apresentado por Mariana Moitinho e intitulado “Estratégias de educação permanente para profissionais de saúde em pediatria durante pandemia do COVID-19″, dos mesmos autores do primeiro.

Ao final da apresentação, a organização do encontro parabenizou a Liga Álvaro Bahia pelo “empenho”.  “Parabéns pelo empenho de vocês na Bahia! Ficamos alegres em ver como vocês tem se dedicado para a Saúde da Criança”, destacaram.