Equipe do 1º TMO do Hospital recebe homenagem

A equipe responsável pela realização do primeiro transplante de medula óssea do Hospital Martagão Gesteira recebeu uma homenagem nesta terça-feira, 27. Um quadro destacando a atuação das profissionais que estiveram à frente do procedimento pioneiro na Bahia para crianças abaixo de 14 anos foi colocada no corredor onde estão localizados os leitos de UTI do TMO.

“É sem dúvida muito gratificante ver o empenho de toda uma equipe que acreditou neste projeto, desde o inicio até sua execução final. Toda uma equipe multidisciplinar envolvida, além de serviços de apoio, e ter, como resultado, o sorriso de Isabela, a primeira paciente. Isso sem dúvida alimenta nossa motivação para continuar na missão de assistir às crianças de nosso estado”, ressalta a diretora do Martagão, Erica Oliveira.

A equipe do 1º TMO foi formada pela oncopediatra Natália Borges, especialista em transplante de medula óssea, a enfermeira líder da Oncologia, Luciana Costa, a enfermeira Elaine Santos, a técnica de enfermagem Valdirene Machado, a hemoterapeuta Ariette Luize e a coordenadora da Oncologia do Martagão, Luciana Nunes.

“Podemos constatar pelo resultado, a alta médica da pequena Isabela com bom estado de saúde, o empenho e excelência da equipe que ficou com a responsabilidade de realizar este primeiro transplante, um marco histórico na saúde do estado. Para a gente, é um momento de muita felicidade e de agradecimento a estas profissionais”, frisa o diretor médico da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (entidade mantenedora do Martagão), Risvaldo Varjão.

Para a oncopediatra Natália Broges, ex-residente do Martagão, ter feito parte da equipe do 1º TMO do Hospital é motivo de muita satisfação. “É uma honra muito grande poder comemorar hoje a realização desse primeiro transplante pediátrico de medula óssea da Bahia, pelo SUS. Isabela chegou para gente no ano passado. Desde o diagnóstico, tinha indicação do transplante”, conta.