Doação de máscaras ajudará o Hospital Martagão Gesteira

Uma doação de máscaras de proteção facial produzidas pela Universidade Federal da Bahia ajudará o Hospital Martagão Gesteira na sua rotina diária. O material foi feito por meio de uma parceria entre o Laboratório de Inovação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência (IHAC Lab-i) e o Serviço de Controle de Infecção Hospital do Martagão.

O objetivo principal da doação é que as máscaras sejam utilizadas pelos profissionais de saúde no atendimento dos pacientes da unidade de saúde baiana, que é referência em pediatria há 55 anos.

Já o projeto, liderado pelo professor Paulo Gomes e disponível na internet para reprodução livre, visa facilitar e baratear a produção deste tipo de equipamento de proteção individual, ajudando a combater a transmissão e contágio da COVID-19.

“Doações como esta nos ajudam a manter nossa rotina de atendimentos com segurança. Agradecemos a este apoio e continuamos a pedir à sociedade que nos ajude com doações de EPI’s”, ressalta o diretor médico do Martagão, Risvaldo Varjão.

Recentemente, o Hospital incluiu, na sua lista de doação mensal, itens como máscaras descartáveis, máscaras N95 e álcool em gel 70%. Este último produto, por exemplo, é de fundamental importância para o controle de infecções no hospital e encontra-se em escassez no mercado junto aos fornecedores.

Varjão acrescenta que, além destes itens, a demanda por doação de sangue também se faz emergencial, já que os estoques estão baixos no Hemoba e as crianças necessitam para realização de cirurgias cardíacas de emergência e tratamentos oncológicos.

“Ressaltamos que somos um hospital filantrópico que atende a mais de 80 mil crianças e precisamos desses insumos para oferecer o atendimento adequado a esses pacientes”, frisa o diretor médico.

As doações podem ser feitas por meio dos telefones: 71 3032-3809 / 3032-3773.