Diversos setores da sociedade doam EPIs para ajudar no combate ao Coronavírus

Para combater o contágio e transmissão do novo Coronavírus, o Hospital Martagão Gesteira tem contado com o apoio de diversos setores da sociedade. Nos últimos dois meses, doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ajudaram à instituição na rotina diária de atendimentos aos pacientes.

Um dos exemplos foi o da Fundação Telefônica Vivo, parceira do hospital também em outras iniciativas e que, nesta, doou R$ 30 mil em EPI’s. O montante foi investido na compra de mais de 1.500 aventais impermeáveis, material indispensável para os profissionais de saúde da instituição.

“Os aventais são equipamentos de proteção individual fundamentais para o cumprimento dos protocolos de higienização e controle de infecções hospitalares”, ressalta o diretor médico do Martagão, Risvaldo Varjão.

O Rotary Club Itapagipe e o Rotary Club Bahia também fizeram uma importante doação. No total, foram investidos R$ 18 mil em mais de 700 aventais de manga impermeáveis. Parceiro do hospital há muito anos, o Rotary contribuiu para que o Martagão possa reforçar medidas de combate ao contágio e transmissão de doenças infecciosas.

A Assembleia de Carinho, iniciativa realizada pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, se somou às doações e entregou ao hospital EPIs e realizou uma campanha de arrecadação. O Martagão foi uma das quatro unidades de saúde que dividiram cerca de duas mil máscaras de proteção dupla camada.

As campanhas Bahia Contra a Covid-19 e Amigos da FIEB arrecadaram recursos e entregaram 2.400 máscaras de proteção facial e 630 cestas básicas para instituições e comunidades de Salvador. Um dos beneficiados foi o Martagão.

As máscaras de proteção facial, nos tamanhos adulto e infantil, foram adquiridas com o recurso arrecadado pela campanha Bahia Contra a Covid-19, coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), em parceria com outras entidades do setor empresarial baiano. Realizada na plataforma de crowdfunding Bloxs, a campanha teve a participação de empresários, entidades empresariais e da sociedade baiana.