Meta do Ambulatório de Nutrição do Martagão é dobrar número de atendimentos em 2018

O Ambulatório de Nutrição do Hospital Martagão Gesteira (HMG) tem como meta dobrar o número de atendimentos em 2018. Ano passado, foram realizados cerca de mil consultas nos ambulatórios geral e oncológico.

Os atendimentos são feitos por meio de uma parceria com a Unifacs – Universidade Salvador. Sob a preceptoria das nutricionistas Lívia Mangieri e Jaqueline Magalhães, as alunas do sétimo semestre do curso de Nutrição da universidade atendem crianças e adolescentes de 0 a 14 anos (veja abaixo como marcar uma consulta).

Camilla em consulta no Ambulatório de Nutrição da Oncologia

Crianças e adolescentes cardiopatas e em período perioperatório (antes e depois da cirurgia) devem fazer acompanhamento com nutricionista. O serviço também é indicado para pacientes de baixo peso, obesos, com seletividade ou alergia alimentar, intolerância à lactose, diabetes e pessoas vivendo com HIV. “Fazemos orientação geral sobre alimentação e higienização, avaliação nutricional (peso, altura, circunferência do braço), avaliação dietética e ajustes, relatório nutricional. Tudo isso é muito importante para o acompanhamento e melhora do desenvolvimento infantil”, explica Jaqueline Magalhães.

“O nosso Serviço de Nutrição pode contribuir com a saúde das crianças, acompanhando o crescimento delas, propondo cardápios individualizadas e balanceados, além de orientar de forma específica, conforme demanda de cada caso. Assim, podemos promover a saúde das crianças e até mesmo de toda a família, formando adultos saudáveis”, destaca Aline Ramalho, Coordenadora do Serviço de Nutrição do HMG.

Camilla, de 6 anos, é uma das pacientes que faz acompanhamento com nutricionistas no Martagão. “Ela colocou sonda hoje e eu tinha muitas dúvidas. Se pudesse, levava as nutricionistas para casa. São muitos detalhes, por isso é essencial ter acompanhamento para seguir os processos de higienização e preparo da alimentação dela”, conta Mônica Melo, mãe da menina.

A experiência no Martagão tem sido bastante importante na formação da estudante Jaqueline Santos, de 23 anos. “É minha primeira vivência num Hospital. Estou vendo na prática muitas coisas que não tinha visto na teoria, como o manejo com o paciente, fazer registros e relatórios de acompanhamento”, conta a aluna.

Serviço – As consultas no Martagão Gesteira são 100% gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos acontecem de terça a sexta-feira, pela manhã e pela tarde. O agendamento é feito de forma presencial, nos postos de saúde (Sistema Vida) ou no guichê de marcação de consultas do Martagão, no bairro do Tororó, em Salvador.

É necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação do paciente (certidão de nascimento ou RG)
  • Documento de identificação do acompanhante (RG ou CNH)
  • Cartão do SUS do paciente
  • Relatório ou guia de encaminhamento do SUS