Idealizador do Hospital Martagão Gesteira é homenageado em live do Sindmed

Idealizador do Hospital Martagão Gesteira, o pediatra Álvaro Bahia será homenageado em uma live do Sindmed-BA, realizada nesta segunda-feira (12), Dia das Crianças, às 20h.

A live dá continuidade às atividades do sindicato referentes ao mês em que se comemora o Dia do Médico. “Pediatria amorosa e visionária” é o tema da transmissão que acontece na data em que se celebra também o Dia da Cirurgia Infantil.

Na live, Mônica Bahia, diretora de comunicação do Sindimed, e Ana Rita de Luna, presidente do Sindicato, conversarão com Rosina Bahia, presidente de honra da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão).

A maior realização da Liga foi a criação do Martagão Gesteira, em 1946. Inaugurado em 1965 – o Hospital levou quase 20 anos para ser construído –, ele era o grande ideal e sonho de vida de Álvaro Bahia: um hospital de referência, que atende pacientes 100% originários do SUS. O principal objetivo era suprir a carência de leitos pediátricos na Bahia, com especial atenção aos prematuros. Na ocasião, era o primeiro e único hospital pediátrico do Norte/Nordeste do Brasil, unidade imprescindível para a saúde das crianças no estado, particularmente as mais carentes, contribuindo, grandemente, para a assistência, apoio e tratamento de milhares de anônimos pequeninos desfavorecidos e suas famílias.

No entanto, Álvaro Bahia não teve a satisfação de ver sua obra em completo funcionamento. Ele aguardava as definições financeiras que assegurariam a manutenção plena, mas faleceu em 8 de outubro de 1964, aos 72 anos. O Hospital foi inaugurado em março do ano seguinte.

Um verdadeiro sonho de vida perseguido pelo seu idealizador, o Hospital Martagão Gesteira teve então sua Pedra Fundamental lançada em 3 de julho de 1946. Mais de cinco décadas depois, consolidou-se como o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste.

O Hospital foi batizado com o nome de Martagão Gesteira, uma homenagem de Álvaro Bahia ao seu grande amigo e companheiro de fundação e das atividades da Liga.